Sete músicas aleatórias que contam histórias interessantes


Gosto de músicas que digam algo. Nem sempre algo brilhante, é claro, porque não sou intelectualóide a esse ponto e acredito que a estupidez diversão também é necessária (Não só de informação -útil- vive o homem...). Este é um post aleatório, com músicas aleatórias. Até porque, sempre que faço listas, depois de prontas, me pego pensando "faltou essa, faltou aquela e aquela outra...", principalmente quando é algo feito na madrugada-cansada-mas-insone.

Seguem então sete músicas surgidas aleatoriamente na minha cabeça, que contam histórias (que eu acho) interessantes:

Faroeste caboclo - Provavelmente, os odiadores de Legião Urbana nem lerão este post só por ter mencionado a banda "de Brasília". Quando criança (eu e essa minha eterna nostalgia!), gostava de ouvir os discos do meu primo mais velho e essa era uma das músicas que mais gostava. Tudo porque era uma narrativa bem primária, começo meio e fim (mas se olhar mais de perto a história é bem mais complexa). Como sempre gostei de uma história, a saga de João de Santo Cristo é uma das minhas primeiras memórias musicais (o disco em questão foi lançado quando eu tinha uns três anos de idade).



Michelle, ma belle - Cresci ouvindo a lenda de que, após uma turnê dos Fab Four na França, Paul havia se apaixonado por uma francesinha milionária chamada Michelle. Como a guria não tinha dado muita bola pra ele, resolveu então fazer uma música para ela, com versinhos fofos para paixões (quase) bilígues e arrematando com um "I'll say the only words I know that you'll understand". Recentemente, os lusitanos tentaram jogar minhas crenças na vala, mas, mentira ou não, ainda assim prefiro a primeira versão da história.



She Came In Through The Bathroom Window - E se falei de beatles, como não lembrar da surreal She Came In Through The Bathroom Window? Feita após uma vivenciarem a história da fã que faz loucuras pelo seu ídolo, inclusive entrar no hotel onde ele está hospedado pela janela do banheiro. Mais uma pra série Paul arrebata(va) corações.



Vital e sua moto - Os Paralamas foram outra banda dos anos 80 que ouvi bastante (desta vez influenciada por uma fã do power trio conhecida pela alcunha de senhora minha mãe). Também gostava muito de motos (oi, Barbie!) e Vital representa(va) liberdade pra mim.



A história de Lily Braun - Uma das "histórias musicais" mais bem escritas. E nesse ramo, Chico Buarque (goste você ou não) poderia ter vários posts somente sobre suas composições.
Lily Braun, uma "dançarina da noite", se apaixona por um de seus espectadores mas logo se vê derrotada pelo conservadorismo e pela rotina. Uma das armadilhas do cupido? Fiquei com vergonha de dizer que gosto da versão da Maria Gadú.



No rancho fundo - Rá! Quer melhor contador de história que um sertanejo? Minha vó gostava muito desse música e a pequena criança pertubada aqui confundia rancho com gancho (gancho por essas bandas, pra quem não sabe, é uma espécie de lugar para pesca artesanal). Independente dessa minha pequena pertubação infantil, e deixando de lado o fato de não ser fã de música sertaneja e ignorando os estridentes falcetes da dupla Chitãozinho e Xororó, não deixa de ser uma música bonita.



Wonderful tonight - E foi depois dessa que eu quis saber a história por trás de todas as músicas. Os brutos também amam e o Clapton resolveu narrar uma noite em companhia de sua amada. Acho lindo.



Silvana Persan

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

4 comentários:

  1. Ah, dos Beatles eu prefiro a "I want you hold your hand"... Fofa demais!!! E pra mim fala muuuuuitooo!! Eu já tive uma pessoa que eu já quis muito segurar a mão... Ai! :'-(

    ResponderExcluir
  2. Olá, moça de Cabo Frio!

    Eu me incluo no rol de odiadores da Religião Urbana, mas li o post sim, oras! E me lembro do meu professor de literatura na faculdade sacanaeando os fãs: "Faroeste Caboclo é uma bobagem que em qualquer povoado do Nordeste em dia de feira se acha nas banquinhas que vendem cordel!" Para desespero de alguns e algumas fãs que comparavam Russo a Fernando Pessoa... :P

    Gosto de umas músicas desta sua lista. E confesso que "Rancho Fundo" eu acabei tomando gosto de tanto escutá-la em casa, na programação das rádios AM ( minha mãe ouvia o dia inteiro) e no velho disco de vinil. É essa e aquela "um fio de cabelo comprido..." rs

    Ah, mas a história do Eric Clapton é doida. E doída. Taí um sobrevivente, se não tão surpreendente quanto Keith Richards, que tem o seu valor. Pra mim "Layla" é uma das maiores músicas "dor de cotovelo" do rock - ou declaração de amor, quem sabe.

    E ele e o Harrison depois até retomaram uma amizade...rs

    Bjks!

    ResponderExcluir
  3. Então, só passei pra dizer que estou em novo endereço. O ficta ainda existe, vc ainda está como leitora exclusiva, mas nem tá perdendo nada não pq aquilo lá tá um saco e nem sei se volto a postar naquilo um dia... só deixei lá guardadinho no meu coração! S2


    bjuuuuuuu!!!!!

    ResponderExcluir
  4. o novo endereço ¬¬

    soparadesocupado.blogspot.com

    ResponderExcluir

Aqui você fala sobre o que bem entender, mas eu vou achar mais legal se você falar sobre o assunto do post. E se você vier só pra fazer propaganda, mando um monstro puxar seu pé de madrugada!