5 coisas para se fazer com uma Câmara de Vereadores

01:01 0 Comments


As câmaras de vereadores são um herança dos tempos do Império. O império caiu faz tempo mas essas casas legislativas lá de 1600 continuam de pé. Estima-se que para o ano de 2013 o Brasil será presenteado com mais 5 mil vereadores. Mas esse cargo fundamental no século XVII continua sendo necessário no século XXI? No país inteiro, o que se vê são projetos de fúteis e gasto de dinheiro público para manter um sistema que hoje atende muito mais a interesses particulares invés de priorizar o que é de real benefício público. 
Mas o que fazer com todas essas casas legislativas espalhadas por aí? Como transformar as câmaras de vereadores em algo útil para a população? Aí vão algumas ideias copiadas diretamente das Utópicas Repúblicas Silvanéticas (URS):

1) Postos de saúde

A sociedade karev de médicos.


Cerca de 30% dos municípios brasileiros não possuem hospitais públicos, mais de 400 não tem acesso a nenhum médico do SUS. Com os gastos economizados pela dispensa dos vereadores (salário + salário extra + verba paletó + auxílio combustível + vale isso + auxílio aquilo), daria para contratar no mínimo um médico e um enfermeiro por vereador (a depender da cidade). Algumas Câmaras poderiam ser transformadas em pequenos hospitais relativamente bem equipados, muito melhores que a maioria dos hospitais públicos que vemos por aí.

2) Escolas

Pra ter coragem de dar aula hoje, é bom ter super poderes.

Aquelas senhorinhas com vestidinho surrado dando aula em baixo de uma árvore num rincão brazuca não seriam mais reportagem de telejornais. Não tem lugar pra fazer escola pública? Tá lá a Câmara pra resolver isso, minha senhora! Chega de ficar debaixo das árvores, no maior calorão, vento, poeira... Além do mais, com a verba economizada será possível um salário decente, condições de trabalho aceitáveis e estrutura.

3) Cinemas

2345meia78

Menos de 10% das cidades brasileiras possuem cinemas. Isso mesmo, mais de 90% das cidade não possui uma salinha de cinema sequer! Em muitas cidades, só a verba de gabinete de dois vereadores já daria para manter um senhor cinema. Nas cidade onde já existem, os novos cinemas públicos poderiam ser dedicados ao cinema alternativo, exibindo documentários e outros filmes que normalmente não entram em circuito. 

4) Centros culturais

Vinde a mim as criancinhas.

Em alguns municípios, as casas legislativas são prédios muito antigos, já tendo sido tombados pelo patrimônio histórico. Mesmo onde isso não aconteceu, tais prédios tem valor histórico por representar algo que já foi importante no passado. Diante disso, nada mais interessante que transformar os prédios das câmaras de vereadores em centros culturais. Exposições de artistas locais, mostras variadas de pequeno e médio porte, artes cênicas, dança, música, etc. um lugar garantido para a cultura.

5) Bibliotecas

-Tô gato?

Sim, bibliotecas, estou falando de livros e papel. Daquelas modernudas, com acesso on line e parcerias com outras bibliotecas ao redor do globo. Com o investimento que seria possível graças a extinção dos cargos do legislativo de aparências, a biblioteca teria acervo em constante expansão, contando não só com os clássicos da literatura mas também com alguns lançamentos. Projetos envolvendo escolas públicas, poderiam distribuir livros gratuitamente aos estudantes.


Mas claro, tudo isso não passa de mero devaneio.

p.s.: o método Bin Laden não foi considerado.


Ouvindo: 
Vanguart - Depressa

Silvana Persan

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 Vozes do além:

Aqui você fala sobre o que bem entender, mas eu vou achar mais legal se você falar sobre o assunto do post. E se você vier só pra fazer propaganda, mando um monstro puxar seu pé de madrugada!