Eu e meus vinte e poucos anos

No alto dos meus 24 anos, não minto a idade. Sim, nasci em fevereiro de 1984 e não tenho nenhum motivo para dizer que nasci em 85, 86... Estive passeando pelo Orkut de algumas amigas, colegas e conhecidas e, não raramente, percebi que a idade é um problema para algumas delas. Até aí tudo bem, acho que uns 90% das mulheres têm problemas em revelar sua própria idade. Mas tem gente que nasceu no mesmo ano que eu e consta 22 anos de idade, tem gente que tinha 21 quando eu tinha 21 e continua com 21, tem gente que fez 24 outro dia mas continua 23, as que têm 26, estão com 24. O que será que houve comigo? Como foi que me tornei uma das poucas que diz a idade que tem?
Conversando sobre isso com um amigo, ele me respondeu com uma frase, que mais tarde descobri ser do Oscar Wilde: "Desconfiem da mulher que confessa a sua verdadeira idade. Uma mulher que diz isto, poderá dizer qualquer coisa." Sinceramente, com meu cérebro de melão, não entendi direito qual foi a dele com esse "desconfie"... Mas, deixando isso pra lá, qual o mal em ser sincera? Já disse que as pessoas sentem medo da sinceridade. Mas, sinceramente não entendo porque mulheres bonitas, inteligentes e que se dizem "bem resolvidas" mentem a idade. Porra, elas ainda são jovens! Seria medo do Renew?
Eu adoraria ter 21, mas tenho 24. Não adianta eu colocar no Orkut, no Myspace nem em algum outro lugar que tenho 21 porque isso não vai parar o tempo, nem alterar meu RG. Fico feliz da vida quando alguém me dá 22, mas não é por isso que vou sair por aí dizendo que tenho 22. Acho que fica até feio.
Lembro que quando fiz 20 anos fiquei temporariamente neurótica, escrevi uma crônica (quanta presunção chamar aquilo de crônica!) chamada As rugas dos vinte anos e recebi de volta uma série de elogios, além de uma página de revista (sim, ele recortou a revista e me deu a página - hahaha - achei singelo)que continha uma crônica chamada Ah, as mulheres de vinte!. Encheu minha bola, nunca mais reclamei dos meus vinte e poucos anos.
Se, sei lá por qual motivo, tem vergonha de dizer a verdadeira idade, ¿Por qué no te callas? Quando alguém me pergunta quantos anos tenho e , pelo mesmo motivo desconhecido, me sinto um tanto constrangida para dizer, mesmo assim digo a verdade, depois de um fanfarrão "já estou chegando na idade de não responder mais a essa pergunta...". Mas, apesar disso, quando tiver trinta e alguém perguntar, não vou dizer que tenho 28. Se o número incomodar, acho mais glam não responder, fazer uma piadinha, mudar de assunto, a mentir.
Oscar Wilde que me perdoe, mas acho que a frase correta deveria ser "desconfie de uma mulher que mente sua idade, se ela esconde até a idade pode esconder qualquer coisa". Será que um dia me tornarei assim? Meeeeeda! Já estou, praticamente, saíndo dos vinte e poucos para entrar nos vinte e muitos e não quero mentir pra mim mesma.

Trilha sonora:
Raimundos - Vinte e poucos anos
Engenheiros do Havaii - Números

Paul McCartney - When I'm 64

Silvana Persan

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

13 comentários:

  1. Nooossa, concordo completamente com vc!
    Bem eu sou novinha, tenho 16 anos, mas acho qe não deve paracer muito,
    pqe qdo eu tinha 15 [mes passado] e disse qe tinha 15 o moço me olhou e disse 'em cada perna né?'
    aquilo foi tão desconcertante qe eu nem soube o que dizer e sai andando,

    O pior da mentira é você fazer dela um habito, depois de um tempo, vc acaba acreditando anquela mentira, e já nem sabe o qe é verdade ou não,

    mentir é muito feio, mas pior que mentir para alheios é mentir para si próprio :)

    Beeeijos Moor ;*

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a tendência é que a compulsão por mentir a idade aumente na proporção da mesma.

    Quanto mais velha, mais mentirosa.

    ResponderExcluir
  3. esse lance de idade e complicado mesmo, mais tbm nao tenho problema em falar a idade, mas nao nego q gostaria de voltar para os 20... masss...
    tbm e engracado quando os mais velhos falavam..."curta bem.. depois q chega nos 20 tudo passa rapido"e isso ea maior verdade!!!
    entao vamos aproveitar pq quando cegar nos 30 aiaiai
    HAHAH

    =*

    ResponderExcluir
  4. adorei o texto e a sicenridade que você escreve! muito bom!
    confesso que achei legal a frase do Wilde, mas também, concordo com a sua versão pra ela!rs

    ResponderExcluir
  5. Na verdade eu nunca entendi o porque dessa cisma de mulheres em falar sobre a própria idade. Isso é coisa de TV, só pode... tenho uma amiga que completa 30 esse mês, ela é sensacionalmente linda, e jura que tá velha. Velha! É muito louco isso...
    O interessante, é q qdo se tem abaixo de 18 sempre mentem a idade pra cima né...rsrsrs
    Abraço
    http://falandoprasparedes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Só passando pra agradecer pelo toque. Tb concordo com seus motivos pra não trazer mais gente pro mundo. São tantos que acabei escquecendo. Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Que coisa, eu não sabia que mulheres de 20 à 30 mentiam a idade, só acima dos 30. Taí, sempre vou desconfiar da idade dessas jovens. Tenho 16 e digo q tenho 16, apesar de falarem q tenho aparência de 18.
    E, Oscar Wilde é meio capitão óbvio, as frases dele são uma viagem óbvia demais, qualquer ser humano falaria akilo! E toda frase dele q ele fala de mulher, sempre me pareceu mto machista. u.u

    Eu não tenho medo do renew! acho melhor usar renew do que se encher de plástica e ficar toda esticada, não adianta, porq as mãos envelhecem pode olhar uma foto da madonna ultimamente, as mãos são duas ameixas gigantes! hahahahahushaus
    bjo.

    ResponderExcluir
  8. Acho uma bobagem mentir a idade, mas entendo as mulheres que preferem esconder quantas primaveras vivweram. A mulher é vaidosa e sensível por natureza, tem que se preocupar com tantas coisas, desde a cor do esmalte até a lista de compras do supermercado. Com o passar do tempo e dos sacrifícios que elas fazem pra se manter bonitas, elas merecem alguma recompensa, mesmo que essa recompensa não seja muito plausível. Além disso, acho que elas tem em mente aquela máxima "uma mentira dita muitas vezes transforma-se em verdade" é a

    ResponderExcluir
  9. ou seja, 'cê tem 26? muhahah

    eu não minto a idade,



    ainda.

    é uma questão de vaidade. a teoria do vinho, "quanto mais velho melhor" só funciona para poucas privilegiadas. o problema é que chega uma hora que deixamos de mentir para os outros e começamos a mentir para nós mesmas.

    ;*

    ResponderExcluir
  10. rsrsrsrs!!!
    adorei a reflexão do texto!!!

    Realmente...mentir a idade é algo intrigante...nada a ver.....agente sabe o que é e a idade que tem.....sei lá...cada louco com sua mania!!!
    rsrsrs


    abração pra vc e boa tarde!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom seu post!
    No meu caso, nem minto a idade, não tenho o porque de fazer isso. No meu orkut eu brinco, lá eu tenho 40 anos..huahua..falo que sou uma eterna quarentona até chegar aos 40. Na verdade, ainda estou no 23..
    ^^

    http://pontosparagrafos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Mais um belissimo texto!

    E um pensamento sem noção em veio a mente.

    "nós homens temos vantagem nisso, so precisamos esconder um ano de nossas vidas!"

    rs, bjos flor.

    ResponderExcluir

Aqui você fala sobre o que bem entender, mas eu vou achar mais legal se você falar sobre o assunto do post. E se você vier só pra fazer propaganda, mando um monstro puxar seu pé de madrugada!