Os livros na estante (parte II)
No início deste ano (ou no finzinho do ano passado) me comprometi a ler 12 livros em 2010, ficando assim com a média de um livro por mês. Era uma dessas "promessas de ano novo". Pa-pé-pi-porém, estamos indo para o mês 10 e até agora o somatório de livros lidos é de apenas 5, sendo que estou lendo dois no momento (Uma história de Deus e Joaquim Nabuco - Essencial) o que elevará esse número para 7. De qualquer forma, estou atrasada em no mínimo 2 livros. Na fila de espera, tenho Cruzadas e Na estrada (este sairá do ról dos clássicos nunca lidos), que se conseguir ler até o fim de outubro, me colocarão em dia com minhas pretensões.
Nesse meio tempo, lendo as intensas cartas de Caio Fernando Abreu (aquele da dupla Caio e Cecília - sempre citados, nunca lidos) acabei relendo Morangos Mofados por impulso. Interessante ver a diferença na releitura quando tive uma outra perspectiva do autor.
A biografia de Lady Day está na lista dos que estou doida para comprar, principalmente por ter visto por 17 contos outro dia, junto com No calor da hora. Os dois completariam a mandala e me fariam realizar o projeto.
Ter lembrado disso, e refletido sobre, talvez pareça apenas vontade de cumprir uma promessa feita a mim mesma. E talvez seja, que mal há nisso? O importante é que a leitura seja feita pelo prazer de ler e não por uma obrigação de mim para eu merma. Por isso, se o BRock do Dapieve aparecer por aqui, será muito bem recebido e festejado.
Fazendo um balanço:
Lidos de janeiro até agora:
Lendo:
Sugestões?
Ouvindo:
Silvia Machete - Só quero saber de você
Eu também fiz uma listinha de livros no comecinho deste ano, mas se tem uma coisa que dificilmente eu sigo é lista e eu não sei por que eu as faço. Por diversão, talvez...
ResponderExcluirAquele livrinho das Cruzadas vai parecer maçante no começo, mas espero que goste. Eu achei bão,gosto de análises históricas em diversos contextos (político, religioso, social, etc). Creio que não terá o mesmo impacto deste "Livro Negro do Cristianismo", parece bom.
Vi na livraria uma obra do Bukowski, de contos e artigos para jornais alternativos de Los Angeles nas décadas de 60 e 70. Pena que meu saldo estava em R$ 8,73 e não pude adquirí-lo naquele dia, mas em breve...acho que o velho safado é sempre uma boa sugestão para os não-puritanos.
Ao lado do Velho safado está na minha lista de interesses o velho e bom Eduardo Galeano, com "Século do Vento - Memórias do Fogo III". Gosto bastante da obra do uruguaio.
Sugestões do que li este ano: Zygmund Bauman com "Capitalismo Parasitário". Faz um pequeno apanhado, bem breve, do pensamento do sociólogo. Bom mesmo é "Modernidade Líquida", pra fritar uns neurônios...rs
"Devagar", de Carl Honoré. Propõe a "desaceleração" de várias atividades em nosso dia a dia. Longe de ser auto-ajuda e nem adepto do "modo Paulo Coelho de ser". Gostei bastante de ler esta obra...e tentando aplicar uns conceitos no dia a dia tumultuado e repleto de "velocidades".
Livrinho bacana é "Não nascemos prontos", do Mário Sérgio Cortella, filósofo e educador. "Livrinho" é modo de dizer, tem como subtítulo "provocações filosóficas". Tem lá um "q" moralista, mas é um bom livro.
E como disse a própria Lya Luft, um livro delicioso: "Um Rio que vem da Grécia", do Claudio Moreno. Felizmente encontrei-o no formato que não é "de bolso", já que a editora que o publica parece que vem se dedicando a este formato. Mas não importa: esse é muito bom, uma viagem pela mitologia grega e contextualizada em nosso dia a dia. Pra ler e reler...rs
Tem um bocado, vou parar por aqui, já enchi demais a paciência e sua boa vontade!
Bjks e boa(s) leitura(s)
Oie Nana,
ResponderExcluirNossa, vc anda se interessando tanto por religião! heehehe cuidado, isso é sinal de velhice...
Bom, eu tb fiz a mesma "promessa", prefiro definir como "meta", mas acho que estou em um número bem inferior. Uma vez que não estou considerando As Crônicas de Nárnia como um livro em separado.
Ah eu tb tiro os contos pornô e os mangás...ah e as tirinhas do Garfield e do Snoopy.
Hum, acho que então minha média cai para....2 livros! um para cada semestre.
Não tenho nenhuma indicação pois não sou tão culto quanto você e o Jaime.
=D